COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR


Tendo em vista os tipos de empreendedores, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Empreendedor que aprende (    ) São geralmente executivos muito competentes, com capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas administrativas. Trabalham de olho nos resultados para crescer no mundo corporativo. 2. Empreendedor corporativo (     ) Geralmente são os mais conhecidos e aclamados. Suas histórias são brilhantes e, muitas vezes, começaram do nada e criam grandes impérios. 3. Empreendedor nato (     ) É normalmente uma pessoa que, quando menos esperava, se deparou com uma oportunidade de negócio e tomou a decisão de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negócio próprio. 4. Empreendedor herdeiro (     ) Tem como missão de vida construir um mundo melhor para as pessoas. Envolve-se em causas humanitárias com comprometimento singular. 5. Empreendedor social (     ) Recebe logo cedo a missão de levar à frente o legado de sua família.     Agora assinale a sequência CORRETA:

1, 2, 3, 4, 5.
2, 1, 4, 3, 5.
2, 3, 1, 5, 4.
4, 3, 1, 2, 5.
5, 4, 3, 2, 1.
Veja a figura abaixo:   Fonte: https://melhoreseunegocio.blogspot.com/2018/04/gestao-de-inovacao-tipos-de-inovacao.html   A partir dessa figura é possível ver como um mesmo produto sofreu modificações ao longo do tempo. Há quem diga que não houve inovação por se tratar do mesmo produto (uma bicicleta), mas quando estudamos os diferentes tipos de inovação vimos que não é bem assim. Pensando nos diferentes tipos de inovação, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Inovação de produto (     ) implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócio da empresa. 2. Inovação de processo (   ) introduz aperfeiçoamentos graduais num produto, serviço, processo ou prática de gestão já existente. 3. Inovação organizacional (    ) introduz produtos, serviços, processos ou práticas de gestão inteiramente novos. 4. Inovação radical (    ) introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que diz respeito a suas características ou usos. 5. Inovação incremental (     ) introdução de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado.  

5, 4, 3, 2, 1.
3, 5, 4, 1, 2.
2, 3, 1, 5, 4.
4, 3, 5, 1, 2.
1, 2, 3, 4, 5.

Apesar da dificuldade em identificar a origem do termo “empreendedorismo”, é possível encontrar ao longo da história alguns exemplos de atividades/estudos ligados ao tema. Pensando nessa evolução do empreendedorismo, assinale a alternativa CORRETA:


O Brasil é o país que menos empreende no mundo.


Jean Baptiste Say é um economista francês que estudou o empreendedorismo, mas que trouxe poucas contribuições ao tema.


Cristóvão Colombo não pode ser considerado um empreendedor em sua jornada que teve como fim o descobrimento da América.


Joseph Alois Schumpeter associou o empreendedorismo ao processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, sem implicações ao desenvolvimento econômico e social.


Instituições como o SEBRAE e a SOFTEX foram e ainda são importantes apoios ao empreendedorismo no Brasil.

Veja a figura abaixo:

 

Fonte: https://blog.opinionbox.com/piramide-de-maslow/

 

 

Essa figura representa um tema de suma importância para empreendedores e a gestão de equipes que é:

 


Motivação de pessoas


Liderança de pessoas


Seleção de pessoal


Remuneração de pessoas


Treinamento de pessoal

Veja a figura abaixo:

 

Fonte: http://clubedonetworking.com.br/criatividade/

 

A partir dessa figura é possível perceber o quanto a criatividade diminui, conforme as pessoas vão se tornando adultas. Vários são os motivos para que essa redução na criatividade ocorra, sendo um deles a falta de estímulo nos ambientes aos quais estão inseridas. São maneiras de estimular a criatividade nas empresas, EXCETO:

 

 


Disponibilização de recursos (físicos, financeiros, informacionais).


Incentivo à criação de novas ideias, de maneira livre.


Grandes cargas de trabalho com prazo de entrega inflexível.


Avaliação de ideias de maneira justa e respeitosa.


Elaboração de um trabalho desafiador.

Veja a reportagem abaixo, divulgada no site G1 Notícias, em 07.06.2012.

 

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/06/invencao-brasileira-lampada-de-garrafa-pet-e-usada-na-africa-e-na-asia.html

 

Agora analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:

 


O desenvolvimento de novas ideias e produtos pode ser uma oportunidade empreendedora, trazendo desenvolvimento econômico e social a nível local, regional e global.


A busca por oportunidades e iniciativa tem pouca relação com o empreendedorismo, já que o foco é o lucro.


Ideias inovadoras e a criação de novos produtos são restritas a grandes empresas, impedindo que pessoas físicas e de baixa escolaridade sejam empreendedoras.


O desenvolvimento de um projeto inovador envolve, necessariamente, a utilização de uma ideia nova, nunca antes existente.


A curiosidade e a criação de novas ideias são características inatas, ou seja, nascem com o empreendedor e não podem ser desenvolvidas.

Veja a charge abaixo:

 

Fonte: https://blog.ambracollege.com/afinal-de-contas-eu-sou-ou-nao-um-empreendedor/

 

 

Tendo em vista essa charge e as noções de “ideia” e “oportunidade”, aplicadas ao empreendedorismo, marque a alternativa CORRETA:

 


O sucesso de um negócio é garantido unicamente pela ideia original do empreendedor.


Aquele que pretende abrir o próprio negócio não precisa se preocupar com a criação de uma ideia inédita.


Abrir uma videolocadora é uma ideia inédita nos tempos atuais de internet.


O papel dos empreendedores é detectar ideias com potencial de sucesso e colocá-las em prática.


Sair de uma empresa para abrir o próprio negócio já é garantia de sucesso.

Veja o gráfico abaixo:

Fonte: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf

 

A partir desse gráfico é possível ver as taxas de empreendedores no Brasil, entre 2002 e 2017.

A taxa de empreendedorismo inicial (TEA) inclui empreendedores nascentes envolvidos na estruturação de um novo negócio, que ainda não pagou salários, pró-labores ou qualquer outra forma de remuneração aos proprietários por mais de três meses; e também os empreendedores novos que já remuneraram de alguma forma os seus proprietários por um período superior a três meses e inferior a 42 meses (3,5 anos).

A taxa de Empreendedores estabelecidos (TEE) inclui os empreendedores que administram e são proprietários de negócios tidos como consolidados pelo fato de haver pago aos seus proprietários alguma remuneração, sob a forma de salário, pró-labore ou outra, por um período superior a 42 meses.

Já a taxa de empreendedorismo total (TTE) é formada por todos os indivíduos que estão envolvidos com uma atividade empreendedora, em linhas gerais pode-se dizer que a TTE é o conjunto dos empreendedores iniciais e estabelecidos.

Tendo em vista esse gráfico e os aprendizados adquiridos nos livros e videoaulas, assinale a alternativa CORRETA:


O ano de 2005 foi o ano em que mais se identificou o surgimento de empreendedores iniciais no Brasil.


Apesar de iniciativas de incentivo como a criação de instituições como o SEBRAE  e a SOFTEX percebe-se uma diminuição nos índices de empreendedorismo total no Brasil.


Entre 2002 e 2017 houve uma estabilização nas taxas de empreendedorismo total no Brasil.


Desde 2002 as taxas de empreendedorismo total vêm, entre quedas e aumentos, aos poucos crescendo, tornando o Brasil um dos países mais empreendedores do mundo.


No Brasil, o empreendedorismo ganhou consistência após a década de 2010 com o aumento das taxas de empreendedorismo total.

Veja a figura:

Fonte: Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 300).

 

Entender a diferença entre grupos e equipes é muito importante para um gestor. Embora as equipes sejam vistas com bons olhos, é preciso analisar qual é o melhor momento e ocasião para utilizá-las. Considerando as diferenças entre grupos e equipes, assinale a alternativa INCORRETA:

 

 


A decisão quanto ao uso de uma equipe ou de um grupo é dependente da tarefa a ser realizada.


Em uma equipe de trabalho os esforços individuais resultam em um nível de desempenho menor do que a soma das contribuições individuais.


Em uma equipe de trabalho existe uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado.


Em um grupo de trabalho o desempenho é o somatório das contribuições individuais de seus membros.


Um grupo de trabalho é aquele que interage para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na área de responsabilidade.

Para cumprir a função de formular regras para a administração de funcionários, em prol do alcance de objetivos individuais e organizacionais, a Gestão de Pessoas precisa ser composta por alguns subsistemas, representados na figura abaixo:

 

Sobre esses subsistemas É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

 

 


No subsistema “orientação e acompanhamento de pessoas” o foco é recrutar, selecionar e integrar novos funcionários à empresa.


No subsistema “desenvolvimento de pessoas” a preocupação é cuidar da cultura e do clima organizacionais.


No subsistema “captação de pessoas” a ênfase é a análise e descrição de cargos, a avaliação de desempenho e os planos de carreira.


No subsistema “remuneração, valorização e segurança” o foco está na concessão de salários e benefícios, assim como na disponibilização de ambiente saudável aos funcionários.